quinta-feira, 23 de junho de 2016

Linguagem LOGO e o encantamento dos alunos de uma Escola Municipal de Ponta Grossa

Durante o mês de junho foi possível caminhar um pouco mais com os alunos e o trabalho com a linguagem de programação.

Temos alunos que estão superando as expectativas em relação ao trabalho e demonstrando interesse, habilidades, agilidades e muita criatividade.

Claro que alguns alunos ainda estão no processo de conhecimento do trabalho e de como esse pode auxiliá-los em suas atividades práticas do dia-a-dia.

A alegria ao concluir um projeto, ao ver a tartaruga realizar o que ele ordenou é gratificante e satisfatória.

Aprender por meio da reflexão, da tentativa, do erro e até do trabalho com o corpo está sendo uma bela experiência com os alunos dos 4ºs. e 5ºs. Anos da Escola Municipal Coronel Cláudio.

Temos muito a aprender, porém no vídeo abaixo pode-se ter uma pequena ideia do nosso progresso.

Confira!!!!






Festas Juninas e a Linguagem LOGO

Mês de Junho, Mês das Festas Juninas!!!!!!!

Unir um tema de tantas possibilidades de trabalho ao uso da linguagem de programação foi uma ideia sensacional no curso de formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.....

Após comentarmos sobre as festas juninas, tradições, danças, alimentação típica da época, trajes e tudo mais que envolve esse tema passamos a representá-lo por meio de produções no LOGO utilizando os conhecimentos de ângulos, retas, figuras geométricas, aproximação, tentativa, correção do pensamento, contagem e até a escrita.

Um encontro muito positivo, de aprendizagem de forma lúdica e comprometida, e, também, de troca de experiências.






quarta-feira, 22 de junho de 2016

Música "Roar" de Katy Perry e Linguagem LOGO

Em um dos encontros de formação da Linguagem LOGO com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil no mês de junho foi proposto um trabalho envolvendo música, arte e conteúdos específicos de cada ano de trabalho.
Como a maioria das crianças e pré-adolescentes gostam da cantora Katy Perry, foi proposto unir o gosto musical deles e as possibilidades de trabalho a serem desenvolvidas utilizando a Linguagem LOGO após assistir e discutir sobre o vídeo da música “Roar”.
O levantamento de áreas de conhecimento e conteúdos que podem ser explorados pelos professores e alunos foram muitos. Abaixo alguns exemplos:
Ø Geografia: espaço local, meios de transporte, meios de comunicação, capacidade de adaptação, pintura rupestre, etc..
Ø História: capacidade de adaptação, pintura rupestre, história pessoal, etc..
Ø Ciências: animais, alimentação, sobrevivência, etc..
Ø Matemática: medidas de tempo, de comprimento, números, resolução de problemas, ângulos, retas, figuras geométricas, lateralidade, contagem, etc..
Ø Língua Portuguesa: oralidade, produção textual, releitura de obras, leitura de imagens, interpretação da letra da música por meio da tradução da mesma, etc..
Ø Arte: cores, reprodução de imagem, etc..
O resultado do trabalho foi ótimo!!!
Unir a Linguagem LOGO, uma linguagem de programação, a uma música foi muito interessante pois os professores cursistas tiveram de criar um projeto e executá-lo utilizando a programação.

Confira no vídeo abaixo o resultado do trabalho!!!