quinta-feira, 19 de maio de 2016

Linguagem LOGO: formação de Professores que atuam nas Salas de Recurso Multifuncional

Cada ano uma experiência nova e gratificante com os Professores das Salas de Recurso Multifuncional...

Em 2015 o aprendizado dos professores e meu se deu por meio do software da Série Educacional GCompris.
Uma coleção excelente de jogos e atividades voltados para a alfabetização, letramento, experiências, raciocínio lógico, criatividade, lateralidade e coordenação motora.

Agora em 2016 estamos encaminhando a formação continuada para o trabalho com a Linguagem LOGO, uma possibilidade de trabalho com os alunos que possuem deficiência intelectual, deficiência auditiva, hiperatividade, deficiência motora, entre outras.

Na última sexta-feira, dia 13 de maio, foi o primeiro contato dos professores com o programa e o trabalho com a tartaruga.
No início o receio, a expectativa e até a recusa pelo novo é normal, depois no decorrer do trabalho percebe-se o quanto é encantador, motivador, interessante e com "n" possibilidades de atividades.
Antes de chegarmos ao computador propriamente dito foi realizado leitura de artigos científicos e atividades envolvendo lateralidade de forma lúdica.

Abaixo fotos dos professores e alguns dos trabalhos que eles produziram no primeiro contato com a tartaruga.


















quarta-feira, 18 de maio de 2016

Primeiras criações com a Linguagem LOGO

Alunos das turmas do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Coronel Cláudio iniciando suas aventuras por meio da Linguagem LOGO, uma linguagem de programação.

Segundo Seymour Papert, "pensar não é fácil".

Olhando parece muito fácil enviar os comandos, porém quando os alunos iniciam a digitação, logo percebem que não é tão fácil assim.
A primeira aula foi para experimentar o programa, trabalhar livremente, deixar a imaginação fluir....
Tivemos alguns conceitos a serem retomados como ângulos, figuras geométricas, medidas, etc...

Ah, estamos aprendendo algumas palavras na Língua Inglesa, visto que as nossas máquinas estão configuradas nesse idioma.

Está sendo ótimo trabalhar diretamente com os alunos..... verificar a reação de cada um deles...
A forma de reagir quando acertam e quando erram....
A alegria ao terminar um desenho, atingir seu objetivo.

"Ensinar a pensar" 
Seymour Papert
















Linguagem LOGO e a "tartaruga criativa"

Partilhando a experiência do trabalho com a "tartaruga criativa" realizado com os alunos das turmas do 4º e 5º Anos da Escola Municipal Coronel Cláudio, 
Ponta Grossa, PR....

Utilizando a proposta da Dissertação de Mestrado da autora desse blog sobre o uso da Linguagem LOGO e o Ensino de Geometria em curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental colocamos o trabalho com a "tartaruga criativa", um aparelho motorizado com controle remoto e uma capa feita com a impressão da imagem de uma *tartaruga.

A atividade sugere que os alunos trabalhem com o controle remoto e percorram um percurso envolvendo deslocamento, mudança de direção, velocidade, bem como, o diálogo e a ajuda para executar o percurso.

Foi uma ótima experiência, visto que alguns alunos nunca haviam brincado com um aparelho de controle remoto, outros tiveram dificuldades em fazer o percurso e controlar a velocidade da "tartaruga criativa", bem como a intensidade do toque nos botões do controle remoto.

Foi uma aula diferente, desafiadora, alegre e criativa.


(endereço da dissertação e produto)


















* endereço da imagem da tartaruga: http://sme.pontagrossa.pr.gov.br/images/tartaruga.png